×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

VÍDEO: Situação se agrava e Hospital Hélio Anjos Ortiz registra falta de leitos para Covid-19

Foto: Arquivo Portal Via Pública.

Com 250% dos leitos de enfermaria para Covid-19 ocupados e 166% da UTI lotada, o hospital Hélio Anjos Ortiz está com superlotação. Nesta sexta-feira (26), os registros apontam que dos pacientes internados, 30 são de Curitibanos e apenas 10 de outras cidades, o que acende o sinal de que a pandemia está em um estágio avançado em Curitibanos.

Os leitos de UTI e enfermaria para pacientes com Covid-19 que foram preparados já não suportam mais a demanda, por isso, há hoje ocupação de leitos da UTI convencional também para pacientes com Covid-19. O hospital prepara uma ampliação na enfermaria e para que possa atender a um número maior de pacientes, deve ser fechada a ala da clínica médica e os pacientes deverão ser transferidos para outro local. A faixa etária dos pacientes internados com Covid-19 afeta principalmente os jovens.

– Nós tínhamos aquela separação de uma UTI para Covid e outra convencional, hoje as duas UTIs estão com pacientes de Covid-19. Os pacientes com Covid-19 exigem uma atenção muito maior, então precisa de muito mais gente para dar conta do atendimento. Nós esbarramos também na questão de ventiladores pulmonar, não temos mais e mesmo que tivéssemos não poderíamos colocar em uso, porque nossa usina de oxigênio está trabalhando no limite. Temos a dificuldade de pessoal, tentamos contratar, mas é muito difícil, desde o início da pandemia até hoje já contratamos mais de 60 pessoas e não é o suficiente – Explica o diretor do Hospital Hélio Anjos Ortiz, Marcelo Pasolini.

O hospital possui duas usinas de oxigênio, que em tempos normais, apenas uma atendia a demanda, hoje as duas usinas estão produzindo. Como forma de prevenção alguns cilindros de oxigênio também serão adquiridos. Já em relação aos medicamentos, o diretor do hospital afirma que ainda existe um estoque para pelo menos 60 dias, mas se a demanda continuar aumentando os medicamentos devem durar menos.

Pasolini também aponta que existem pacientes aguardando uma transferência e não estão conseguindo, devido a todo o sistema estar lotado.

– A demanda é muito alta por internação, nós estamos internando muitas pessoas. Sobre os medicamentos, viemos nos preparando desde o ano passado e hoje temos em média um estoque de medicamentos para 60 dias. Estamos enfrentando agora a dificuldade de comprar o que acontece no país todo. A única forma hoje de resolvermos a situação é respeitando todas as normas de segurança que é a única forma que temos de frear o vírus e evitar o colapso total – Destaca.

 

Curitibanos registra 56 óbitos por Covid-19

No boletim divulgado pela prefeitura de Curitibanos desta sexta-feira (26), o município está ao total com 56 óbitos em decorrência da Covid-19. O boletim também registra 171 casos ativos da doença.

Conforme o boletim, nesta sexta-feira Curitibanos está com 171 casos ativos, 474 em monitoramento com sintomas de gripe, 156 suspeitos que aguardam resultado de exames, 2222 recuperados e 56 óbitos.

 

Vacinação contra a Covid-19 em Curitibanos

Desde o último sábado (20), o município iniciou uma campanha mais intensa de vacinação devido estar recebendo mais doses das vacinas que são enviadas pelo Governo Federal. Até quarta-feira (24), o município já tinha aplicado 3989 doses.

A vacinação encerrou esta semana com as pessoas que nasceram até 1951, ou seja, com 70 anos ou mais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado (27) o centro de vacinação não estará atendendo, pois, todas as doses que o município recebeu já foram aplicadas.

 

 

 

 

Samuel Ferreira

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo municipal - Edição 08

29/06/2022

Informativo municipal - Edição 07

22/06/2022

Últimas Notícias