×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Vídeo: PM registra mais de 40 ocorrências por violência doméstica de janeiro a 10 de fevereiro

Foto: Divulgação.

Segundo a Polícia Militar de Curitibanos, a pandemia trouxe consequências previsíveis e imprevisíveis para a segurança pública. Em um comparativo entre 2019 e 2020 diminuiu o número de ocorrências de furto, porém no mesmo período houve um aumento expressivo de atendimento pelo crime de violência doméstica contra a mulher. A PM conta com a Rede Catarina, um programa exclusivo para mulheres que sofrem qualquer tipo de agressão.

Em 2019 a PM atendeu 412 ocorrências de furto, já em 2020 esse número caiu para 277. Uma das causas que explica essa diminuição dos furtos, seria a quarentena que obrigou com que as pessoas ficassem em casa. Mas por outro lado, o número de violência doméstica contra a mulher aumentou, em 2019 foram atendidas pela PM 191 ocorrências, em 2020 foram 205. Mas o dado mais preocupante é que até o dia 10 de fevereiro de 2021 a PM já tinha atendido 44 chamados por violência doméstica.

– A Polícia Militar possui dois programas institucionais para auxílio das mulheres em situação de violência. O primeiro deles é o Rede Catarina que tem por objetivo proteger e orientar as mulheres vítimas de violência, a partir de visitas preventivas e fiscalização das medidas protetivas de urgência. Além disso o aplicativo PMSC Cidadão que possui o botão de pânico para ser acionado quando da agressão. Senhora, fique atenta aos possíveis comportamentos violentos de seu companheiro e em caso de agressão ligue imediatamente para o 190 que a Polícia Militar vai atender a senhora prioritariamente – Destaca o Subcomandante da Polícia Militar de Curitibanos, Tenente, Carlos Humberto Naves Júnior.

 

Aplicativo PMSC Cidadão

O aplicativo da Polícia Militar de Santa Catarina está disponível para download gratuitamente. Através do aplicativo o usuário pode fazer denuncias anônimas enviando até fotos, vídeos e áudios que podem auxiliar a PM. Através do aplicativo não há necessidade de ligar no 190.

A plataforma apresenta diversas funções, mas uma das principais é o botão de pânico. Este recurso serve para que a vítima de violência doméstica, caso não consiga ligar e também não queira ser exposta durante o fato, acione a Central Regional de Emergências (CRE) via aplicativo de celular para que a PM desloque até o local da denúncia.

Baixe o aplicativo

Para Android: Clique AQUI!

Para IOS: Clique AQUI!

Samuel Ferreira

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades

18/01/2022

Com aumento de casos de Covid-19, prefeitura reorganiza atendimentos

06/01/2022

Últimas Notícias