×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Vídeo: Alerta para surto de Febre Amarela em Curitibanos

Foto: Divulgação/WhatsApp.

18 macacos mortos foram encontrados no interior de Curitibanos, foi realizado coleta de material de seis dos animais e dois foram positivados com Febre Amarela. Com isso, as autoridades municipais estão se movimentando para incrementar a vacinação contra a doença. Até o momento, não há registros da doença em humanos.

O macaco não é transmissor da febre amarela, ele é hospedeiro, quem transmite a doença é o mosquito Aedes Aegypti que também transmite dengue e outras doenças, a orientação é para manter os cuidados para que não seja proliferado os mosquitos e não se deve matar os macacos. Caso alguém encontre um macaco morto deve entrar em contato imediatamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitibanos.

– Não chegou ainda nos seres humanos, é uma situação que nós estamos tentando evitar através da vacinação. Então de pronto, a secretaria de Saúde já marcou para sábado a vacinação nos locais onde foram encontrados os macacos positivados – Destaca o prefeito de Curitibanos, Kleberson Lima.

De acordo com a diretora de Saúde, Lediane Deon, os sintomas da Febre Amarela são parecidos com as da gripe e também com a Covid-19. A orientação é para que ao sentir sintomas, a pessoa deve procurar um médico.

Outros macacos já foram encontrados mortos em Frei Rogério e nesta quinta-feira (11), em São Cristóvão do Sul.

 

 

Quem pode se vacinar contra a Febre Amarela?

A vacina contra a Febre Amarela está disponível para toda a população e faz parte do calendário de vacinação. Porém quem tomou a vacina contra a Covid-19, deve esperar 30 dias para se imunizar contra a Febre Amarela.

– Caso alguém não encontrou a carteira de vacinação e não lembra se já se vacinou contra a Febre Amarela, deve se dirigir ao posto de saúde que será vacinada normalmente. Os bebês a partir dos nove meses já tomam a primeira dose. É preciso tomar uma dose só durante todo teu ciclo que já está imunizado. O que destacamos é que não precisa ter pânico, não há risco, não tem nenhum caso confirmado em humano – Explica o secretário de Saúde, Roque Stanguerlin.

 

Locais de vacinação

Conforme a Administração Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar vacinação contra a Febre Amarela já neste sábado (13), nas localidades do interior em que foram encontrados os macacos que deram positivo para a doença.

As 09 horas terá vacinação no Novo Amanhecer, no pavilhão da igreja e no Santo Expedito, também no pavilhão da igreja. 10h30 será no antigo posto de Saúde no Cartão Sbravati e também no Marombas que será na escola.

Na cidade a vacina está disponível no posto de saúde central.

Samuel Ferreira

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades

18/01/2022

Com aumento de casos de Covid-19, prefeitura reorganiza atendimentos

06/01/2022

Últimas Notícias