×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Tanque de combustível também precisa de cuidado e manutenção

Por ficar geralmente escondido não ser visualizado facilmente, o reservatório de combustível necessita de cuidados para o bom funcionamento do veículo.

É nele que fica guardado o combustível que irá suprir o sistema de alimentação do motor, ou seja, fazer o mesmo funcionar. Um tanque sem impurezas previne pane.

Combustível de má qualidade, adulterado pode trazer e depositar resíduos no interior do tanque, que com o tempo podem acumular até ocasionar um dano maior ou até pane no veículo.

O combustível depositado no tanque percorre um caminho até o motor para ser queimado a bomba (elétrica) de combustível que fica interna ao tanque na maioria dos veículos equipados com injeção eletrônica. Existem modelos em que a bomba fica situada externa ao tanque. E nos veículos antigos que são alimentados mecanicamente, por carburador a bomba fica acoplada ao motor.

Sendo assim, a linha que o combustível percorre até ser queimado começa no tanque, onde o mesmo sugado pela bomba passa por um filtro, dutos, mangueiras, admissão, bicos injetores estes que jogam o combustível para a câmera de combustão para que o mesmo reaja com a centelha ou faísca provocando a combustão ou queima.

Um tanque sujo armazena impurezas estas que se em contato com os componentes do sistema, citados acima pode danifica-los, causando falhas, o carro perde a força, não pega.

Impurezas como areia, terra, ferrugem, ou qualquer corpo estranho mesmo em quantidades mínimas danificam o sistema por onde passa. O filtro de combustível situado próximo ao tanque tem a função de barrar qualquer impureza ou corpo estranho que possa vir sugado pela bomba.

Substâncias como essas se acumulam nos reservatórios dos postos de abastecimento, por serem de grande porte e acomodarem grandes quantidades acabam retendo tais substâncias.

Abastecer em postos conhecidos, certificados e de bandeiras sugerem qualidade assegurada ao abastecer. Combustível mais barato de bandeira branca ou origem duvidosa não é garantia de um produto de qualidade. Uma economia de centavos por litro pode significar mais tarde prejuízos significativos. Não andar com o combustível na reserva, pois a pouca quantidade, o nível baixo, puxa as impurezas que estão no fundo do tanque para o sistema.  

Portanto é importante, além de abastecer com qualidade, trocar o filtro de combustível no tempo especificado pelo fabricante do veículo, a cada 10 mil km em média. Atenção também à tampa do tanque se está vedando corretamente, e também ao respiro do mesmo, que pode estar entupido, causa entre outros, cheiro de combustível no carro

A limpeza do tanque não tem um tempo ou quilometragem especifica para ser feita. Mas, em caso de falha, engasgos ou dificuldade na partida do motor. Porém antes disso, substituir os filtros de combustível e de ar do motor, fazer limpeza dos bicos injetores, que é manutenção de praxe. Caso o problema persistir, sugerir ao mecânico de confiança, caso o mesmo não sugira, aí sim a limpeza do tanque. O procedimento deverá ser feito por profissionais, pois exige técnica, produtos específicos e também a remoção do mesmo é um trabalho que exige certo esforço e equipamentos para tal. Lembrando que os defeitos citados acima também podem ser causados pela parte eletrônica, tipo velas, cabos, bobinas, sensores, etc. Mas a questão abordada no momento é a linha de combustível, do tanque ao motor. 

 

                                                                                                                  “Use o cinto”

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo municipal - Edição 08

29/06/2022

Informativo municipal - Edição 07

22/06/2022

Últimas Notícias