×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Carreira e Empreendedorismo

Setembro Amarelo: a importância da continuidade!

O mês da conscientização está acabando! Precisamos manter nossas ações todos os dias! Se você está bem, ouça alguém do seu lado! Se você precisa de ajuda, falar é a melhor solução! Saiba mais...

            Passado o mês de conscientização para prevenção ao suicídio, precisamos manter nossas ações. No campo empresarial, cuidar de quem cuida das organizações. Afinal, passamos grande parte do nosso dia trabalhando. Lá, construímos muitas relações!

            Diversas reportagens mostram que pessoas desesperadas, numa atitude impensada, tiram a própria vida ou de membros da família, por não acharem mais luz no fim do túnel, por achar que um problema na empresa, grandes dívidas, falência, podem indicar, para eles, o fim da vida? É preciso falar sobre isso! É preciso ajudar estas pessoas!

            Rio de Janeiro-RJ, 29/08/2016 – “Empresário mata mulher e filhos e se suicida no rio” – Jornal Tribuna Ribeirão, 30/08/2016.

            Neste caso, o empresário Nabor Coutinho de Oliveira Júnior, de 43 anos tinha recentemente trocado de emprego, após 18 anos como funcionário, decidiu abrir sua própria empresa, que não teve sucesso, e segundo sua carta ele dizia que “falhou”.

            Rio Claro-SP, 21/06/2016 – “Dono de empresa que demitiu 223 funcionários é encontrado morto” – Portal G1.com, 21/06/2016.

            Neste outro caso, o empresário Luís Antônio Scussolino, de 66 anos, enforcou-se dentro da própria empresa. Segundo o portal, o caso pode ter relação com a demissão em massa que ele foi forçado a fazer, por conta da queda na produção e vendas, e que sentia sua empresa fechar, a longo prazo. A polícia está investigando a ligação dos fatos, mas não está descartada a pressão psicológica como o que desencadeou a atitude do empresário.

Belo Horizonte-MG, 14/03/2017 – “Em carta, dono do Peixe Vivo disse que não suportava mais as dívidas” – O Tempo Cidades, 14/03/2017

O proprietário comentou com várias pessoas do seu círculo de amizade que não suportava mais as dívidas e que tinha que dar um jeito nisso.

Segundo o site da campanha “Setembro Amarelo”, a grande dificuldade neste caso é de identificar quando a pessoa tem estes pensamentos, e também de que a pessoa ouça seus conselhos. Profissionais como psicólogos e psiquiatras conseguirão oferecer um atendimento mais eficaz, mas cada um de nós poderá contribuir com conselhos, apoio e às vezes simplesmente ouvindo a pessoa, pois quem está mergulhado no problema não vê soluções.

Se você conhece alguém que tem problemas sérios no trabalho, principalmente se a pessoa é dona do negócio, oriente para que:

1 – Não se desespere: Pare por uns dias o ritmo. Faça um diagnóstico do que realmente está acontecendo e as possíveis, mesmo que remotas, soluções.  

2 – Converse com sua família: A família precisa saber, para poder ajudar.

3 – Procure ajuda especializada: Procure serviços de referência como um psicólogo ou psiquiatra para você, e consultores, contadores, para resolver o problema do seu negócio. O CVV (Centro de Valorização da Vida) tem uma linha direta para atendimento no número 188. Maiores informações também no site http://cvv.org.br

4 – Mantenha a motivação: O desespero só piora a situação. Busque motivação. É importante também manter a sua espiritualidade.

5 – Estabeleça estratégias: Como melhorar, quanto melhorar, em que prazo.

Por pior que seja a situação haverá uma solução, nem sempre de curto prazo, mas que possa aos poucos devolver o ânimo de trabalho para esta pessoa. Até mesmo vender tudo e começar do zero é uma saída. Mas nunca, acabar com a sua vida.

Se um amigo seu estiver passando por esta situação, ofereça ajuda. Contribua com aquilo que estiver ao seu alcance, começando, no mínimo, com uma conversa! Não custa nada, e ajuda. Uma ótima e abençoada semana a todos! 

Fonte da imagem: www.cvv.org.br - Saiba mais sobre a campanha Setembro Amarelo em: www.cvv.org.br 

 

 

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo municipal - Edição 08

29/06/2022

Informativo municipal - Edição 07

22/06/2022

Últimas Notícias