×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
São João Batista

Rede municipal de ensino de São João Batista retoma aulas presenciais nesta quinta (18)

Com 50% da capacidade, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão os primeiros a retornarem. Foto: Divulgação.

Após 11 meses suspensas, as aulas presenciais na rede municipal de ensino de São João Batista serão retomadas a partir desta quinta (18), de forma escalonada. Os primeiros a voltarem serão os estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Na próxima segunda (22), será a vez dos alunos da Pré-Escola e do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. E, no dia 24, das creches.

Em todos os níveis, o retorno será com 50% da capacidade de atendimento de cada unidade e seguindo as diretrizes dos Planos de Contingência elaborados para mitigar as probabilidades de contágio por Covid-19 (confira detalhes abaixo). Com isso, as atividades presenciais seguirão um sistema de rodízio.

No caso da Pré-Escola e do Ensino Fundamental, os estudantes terão uma semana com aulas presenciais seguida de uma semana com atividades para fazer em casa. Já no caso das creches, o atendimento será em meio período, com metade das crianças frequentando as unidades no turno da manhã e a outra metade à tarde.

Também foram disponibilizados dois modelos de ensino a distância para os pais/responsáveis que optarem por manter seus filhos em casa. Um deles é focado integralmente em aulas on-line e, o outro, na retirada de materiais impressos na escola, assim como ocorreu ao longo do último ano. Em ambos os modelos, as atividades serão disponibilizadas a partir de 1º de março.

“Todas as equipes têm se preparado bastante para este momento, com capacitações e muito trabalho. No entanto, para que esta retomada seja bem-sucedida, é fundamental a parceria entre as famílias e as escolas. É um momento novo, diferente, em que a empatia será o fator determinante para termos êxito“, comenta o secretário municipal de Educação, Gregório de Souza Filho, o Gorinho.

Na noite desta terça (16), foi realizada uma transmissão em vídeo nas redes sociais da Prefeitura Municipal para explicar em detalhes o funcionamento do protocolo sanitário para retomada das atividades presenciais. O conteúdo pode ser conferido tanto na fanpage faceboook.com/prefeiturasjb como no canal youtube.com/prefeituradesãojoãobatista.

Cronograma de início das aulas
* Modelo Híbrido (uma semana com aulas presenciais e uma semana com atividades em casa)
- 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental: início dia 18 de fevereiro
- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental: início dia 22 de fevereiro
- Pré-Escola: início dia 22 de fevereiro

* Modelo Aulas On-line: início dia 1º de março

* Modelo Retirada de Materiais Impressos: início dia 1º de março

* Creches: início dia 24 de fevereiro

Observação: pais/responsáveis devem entrar em contato com a escola ou creche para consultar o dia exato que seu filho (a) iniciará as aulas presenciais, assim como comparecer à respectiva unidade de ensino para optar por um dos modelos e assinar o termo de responsabilidade.

Orientações às famílias (Plano de Contingência contra a Covid-19)
* A criança deve vir para a escola usando corretamente a máscara (dentro do ônibus, nas dependências da escola e em todo o período de aula), bem como deverá ter uma máscara reserva para ser realizada a troca a cada quatro horas.
* A criança que tiver condições deve trazer de casa seu álcool gel para higienização contínua durante o período de aula (para as que não puderem, todas as unidades foram equipadas com totens de álcool gel).
* Cada criança deverá ter sua garrafinha de água para uso individual.
* As escolas receberão as crianças com sistema de organização para garantir o distanciamento pessoal mínimo de segurança.
* A temperatura de cada criança será aferida na entrada da escola.
* A criança que apresentar temperatura acima de 37,8 graus será imediatamente isolada, com a família sendo chamada para encaminhá-la ao sistema de saúde.
* A criança que estiver apresentando quaisquer sintomas sugestivos de Covid-19, como febre, dor no corpo, mal-estar, dor de cabeça, diarreia, coriza, entre outros, deverá ficar em casa.
* O material didático não poderá ser compartilhado. Cada criança deve ter o seu.
* A criança deve ser orientada pelos pais sobre a importância de manter o distanciamento pessoal.
* A escola se responsabilizará em permanecer com o espaço ventilado, arejado e higienizado para acolher o aluno com segurança.

*Assessoria de Comunicação - Prefeitura São João Batista. 

Grazielle Delfino

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades

18/01/2022

Com aumento de casos de Covid-19, prefeitura reorganiza atendimentos

06/01/2022

Últimas Notícias