×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Carreira e Empreendedorismo

Protegendo-se do coronavírus no ambiente de trabalho

Imagem: Internet.

Além da recomendação do uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, outras regras podem auxiliar nos cuidados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um documento que orienta funcionários e empregadores sobre como se prevenir do coronavírus (covid-19) no serviço

O trabalho é um local onde infecções respiratórias como o novo coronavírus (cuja doença se chama covid-19) têm grande potencial de multiplicação. Ora, falamos de lugares em que as pessoas ficam juntas por horas, conversando umas com as outras e compartilhando documentos, equipamentos e outros materiais que podem alojar o vírus por horas. Como evitar que o surto que está se espalhando pelo mundo se aproveite do seu serviço para ser transmitido?

É isso o que pretende responder um documento da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Twitter, o diretor-geral da entidade, Tedros Ghebreyesus, afirmou que as estratégias apresentadas nesse artigo devem ser adotadas pelos empregados e empregadores mesmo se o país não apresentar muitos casos confirmados da doença. Até porque essas táticas, embora destinadas para o novo coronavírus, também ajudariam a conter outras enfermidades contagiosas.

A seguir, SAÚDE compilou os principais pontos apontados pela OMS. Confira:

A ESTAÇÃO DE TRABALHO

  • Cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente (a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de covid-19).
  • Se possível e em caso de surto, incitar o trabalho remoto (em um esquema de home office, por exemplo) auxilia a evitar contatos desnecessários. Fora isso, os funcionários deixam de usar o transporte público, onde há grandes aglomerações.

 

A PROMOÇÃO DA HIGIENE RESPIRATÓRIA

  • Lenços descartáveis deveriam estar disponíveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus. Lixeiras com tampa precisam estar ao lado para jogar fora o papel adequadamente.
  • Se você está doente ou com febre e sintomas respiratórios informe seu chefe, e verifique opções de trabalho remoto.
  • Se não tiver um lenço à disposição, cubra a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar. E lave o braço assim que possível.
  • A empresa deveria distribuir dispensadores com álcool-gel em locais visíveis. Esses equipamentos também podem ser usados para colocar sabão líquido no banheiro.
  • Pôsteres que promovam a lavagem das mãos são mais uma boa medida para os empregadores adotarem. Combine essa medida com outras de comunicação sobre higiene manual e outras atitudes saudáveis no serviço.
  • Priorize reuniões remotas, e de preferencia não viaje a trabalho.

 Matéria: Theo Ruprecht / saude.abril.com.br 

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal - Edição 14

10/08/2022

Giro Policial - Edição 08/08

09/08/2022

Últimas Notícias
Segurança

Marido espanca mulher

A PM foi acionada para atender a mulher que estava sendo espancada pelo marido no Centro em São João Batista.  De acordo com os policiais, na casa estava a mulh...

13/08/2022