×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Pneu frisado é barato, mas proibido

 

Quando o assunto é pneu, o quesito segurança já vem à mente. Segurança não tem preço, mais ainda quando se estende à família, seu bem estar e integridade. Também quando se fala em pneu, vem à mente investimento, gasto ou despesa, depende como a situação é encarada.

Como se sabe, os pneus não são itens baratos, partem de 250.00, e o valor sobe mediante tamanho do aro, medida, marca, modelo do pneu bem como o automóvel que será aplicado. Lembramos que o limite mínimo de desgaste é de 1.6mm, abaixo disso pode ser considerado pneu careca. 

Uma “novidade”, nem tão nova assim é o ato de frisar, ou riscar os pneus. O procedimento é feito em borracharias, onde um equipamento próprio para tal desenha os sulcos que já quase sumiram devido ao desgaste da banda de rodagem.  A ferramenta possui uma lamina similar a um formão daqueles usados para esculpir na madeira, porém esta é quente, para facilitar a retirada do filete da borracha que irá formar o novo sulco. Como é retirado mais borracha do que já se consumiu com o desgaste, a estrutura do pneu ficam mais frágeis, as camadas de lona muitas vezes ficam aparentes, deixando o mesmo mais frágil e propício a estourar.

O “serviço” custa até 10% do valor de um pneu novo, muito atrativo, ainda mais nesta época, com o litro da gasolina custando quase R$ 8.00 em média se torna difícil de encher o tanque, quanto mais trocar um jogo de pneus novos.

Economia à parte, o que poucos sabem é que tal procedimento é proibido, embora ainda  não exista uma lei específica para punir quem risca ou comercializa pneus riscados, mas já há projeto de lei aprovado.

Porém ao motorista que for pego rodando com pneus desse tipo, bem como pneu gasto, abaixo da especificação ou em más condições este será autuado, a infração é grave, prevê multa de R% 195.23 e cinco pontos na CNH. O documento ou até o veículo pode ser retido até que a situação seja regularizada, ou seja, até que o dono substitua os mesmos.

Já na linha pesada, caminhões este processo é permitido e até recomendado, mas falaremos em outra oportunidade.

Para concluir, não adquira pneus frisados nem mande frisar os seus. Num primeiro momento se faz uma economia, mas que pode terminar com desfecho desagradável, resultando em acidente.

 

                                                                                                   “Use o cinto de segurança”

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo municipal - Edição 08

29/06/2022

Informativo municipal - Edição 07

22/06/2022

Últimas Notícias