×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

PL do Deputado Berlanda que propõe autenticação por Advogados é Aprovado na CCJ

O projeto de lei ainda deve passar pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público, e de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, antes de seguir para o plenário. Foto: Divulgação.

O Projeto de Lei Nº 0046.4/2019, que confere poder aos advogados para autenticar cópias de documentos em processos na administração pública direta e indireta do Estado, de autoria do deputado estadual Nilso Berlanda (PR/SC), foi aprovado nesta terça-feira (01/09), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O objetivo do projeto é dar maior agilidade aos processos em órgãos públicos estaduais, simplificando e desburocratizando o sistema no serviço público, e a consequente redução de custos.

- Muitos processos na administração pública estadual ainda são físicos, dificultando a vida de advogados e, principalmente, dos cidadãos que apresentam a demanda judicial. A nossa proposta tem como objetivo diminuir a burocracia e conferir maior agilidade à tramitação de processos, além de reduzir custos - Afirma o deputado Berlanda.

Pelo projeto, o advogado constituído deverá declarar que a cópia autenticada do documento confere com o original, tendo a mesma força legal. A proposta também prevê que os documentos digitalizados juntados por advogados nos processos, têm a mesma validade dos originais. A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina é favorável à proposta do deputado Berlanda.

O projeto de lei ainda deve passar pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público, e de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, antes de seguir para o plenário.

*Assessoria de Comunicação - Deputado Nilso Berlanda. 

Grazielle Delfino

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades

18/01/2022

Com aumento de casos de Covid-19, prefeitura reorganiza atendimentos

06/01/2022

Últimas Notícias