×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Nova avaliação pode efetivar Curso de Medicina da UFSC em Curitibanos

Foto: Arquivo Portal Via Pública.

A Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), reuniu os prefeitos nesta segunda-feira (26) onde foi retomado as tratativas para a efetivação do curso de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Curitibanos. O Ministério da Educação ainda não liberou o retorno das visitas para a avaliação que pode liberar o início do curso em Curitibanos.
Em abril de 2019 a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação (MEC), esteve em Curitibanos fazendo uma avaliação para poder liberar o início do curso. Porém o resultado foi negativo e a comissão apontou várias exigências que deveriam ser melhoradas. Devido a pandemia, as novas avaliações ainda estão suspensas, mas a expectativa é de que o MEC libere as visitas ainda nesse primeiro semestre.
– Em contato mais recente, o professor Marcelo de Bonifácio que é o coordenador que vai fazer a avaliação para Curitibanos, nos relatou que nesse momento ainda estão suspensas todas as visitas, mas que Curitibanos será a primeira a receber a visita assim que o Ministério da Educação fizer a liberação – Destaca o diretor da UFSC de Curitibanos, Juliano Gil Nunes Wendt.
Na reunião com os prefeitos e a Comissão de Implantação do Curso de Medicina, foi repassado para os novos gestores as atualizações em relação a efetivação do curso. Segundo o prefeito de Frei Rogério e presidente da Amurc, Jair da Silva Ribeiro, foi decidido que será procurado os outros municípios vizinhos para somar na efetivação do curso.

FECAM apoia implantação do curso de Medicina na UFSC Curitibanos
Na reunião realizada pela Amurc, também esteve presente a 1ª vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios - FECAM e prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes Becher que demonstrou o apoio da instituição, apontando que ao todo são 12 municípios da macrorregião do Planalto Serrano que são parceiros na implantação do curso em Curitibanos.
– É muito importante o apoio dos municípios junto à Universidade, nesse processo de falta de profissionais médicos nos municípios do interior de Santa Catarina. Apoiamos essa implantação em função da necessidade que os municípios enfrentam em relação a mão de obra médica – Destacou Milena.

 

Samuel Ferreira

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo municipal - Edição 08

29/06/2022

Informativo municipal - Edição 07

22/06/2022

Últimas Notícias