×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
São João Batista

Município de São João Batista declara situação de emergência após enxurrada no interior

Fenômeno, ocorrido na madrugada de domingo (17), resultou na danificação de 12 pontes e dois pontos de erosão na SC-108, além de estragos em algumas residências e vias. Foto: Divulgação.

Por meio do Decreto n° 4.125/2021, publicado na edição desta quinta (21) do Diário Oficial, o Município de São João Batista declarou situação de emergência nas áreas atingidas pela enxurrada registrada na madrugada de sábado (16) para domingo (17). Conforme relatório da Defesa Civil do município, os maiores prejuízos se concentraram nos bairros Fernandes, Colônia Nova Itália e no distrito de Tigipió, onde o volume de chuva chegou a ultrapassar os 100mm em poucas horas.

No total, 12 pontes foram danificadas. Destas, duas caíram (uma na Arataca e outra em Canudos) e uma segue interditada (a situada dentro do Parque Cascata do Fernandes). As demais, após reparos emergenciais, já tiveram a trafegabilidade restabelecida. No entanto, pareceres técnicos indicam a necessidade de adequação ou substituição de duas delas.

Também foram registrados dois pontos de erosão na SC-108. Um deles fica na localidade de Domingas Correia, no Fernandes, próximo à Madeireira Puel, e outro próximo à ponte que dá acesso ao bairro Colônia Nova Itália. As chuvas também causaram estragos em algumas residências e vias dos bairros Carmelo, Centro e Tajuba II. Apesar dos prejuízos, nenhuma família ficou desabrigada ou desalojada.

“Nosso trabalho foi focado, em um primeiro momento, em uma resposta rápida para atender as famílias atingidas e liberar os pontos bloqueados. Os prejuízos foram grandes e teremos de buscar alternativas para reconstruir as estruturas que foram comprometidas. Para tal, temos contado com todo o apoio da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Infraestrutura e demais órgãos da administração municipal”, destaca o coordenador da Defesa Civil de São João Batista, Ademir Rover.

Monitoramento das chuvas

A Defesa Civil segue atenta a potenciais consequências do grande volume de chuva dos últimos dias. Na manhã desta quinta (21), foi emitida nota classificando como muito alto o risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas na Grande Florianópolis, assim como no Vale do Itajaí, no Planalto e no Litoral Norte. O risco para inundações graduais é moderado. Em caso de ocorrências, a recomendação é entrar em contato pelos fones 193 ou 199.

*Assessoria de Comunicação - Prefeitura São João Batista. 

Grazielle Delfino

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo municipal - Edição 08

29/06/2022

Informativo municipal - Edição 07

22/06/2022

Últimas Notícias