quinta, 21 de novembro de 2019

Notícia

Missão Cliente! Surpreende o seu!

No mercado globalizado, nenhum negócio está livre de ameaças. Seja o mercado, o concorrente, a tecnologia, devemos estar preparados para esta nova realidade. Saiba mais sobre como atrair e manter os seus clientes. 

Devemos sempre ter visão e estratégia para antecipar estas situações. Uma das formas de blindar seu negócio é conquistar os seus clientes. Que deve ser uma tarefa de todos os funcionários de uma empresa, cada um com sua parte no conjunto. Seja qual for sua tarefa, da mais simples a mais complexa, é preciso que você entenda a importância dela para com seus clientes. Pois, de nada adianta o vendedor atender da melhor forma, mas o crediário, o entregador, o pós-venda não atender bem.

Segundo um artigo de Ernest Berg, do Portal Administradores,  as razões porque se perde um cliente são:

1 %   por falecimento

5 %   por mudança de endereço

5 %   por amizades comerciais

10 %   por maiores vantagens em outras organizações

14 %   por reclamações não atendidas

65 %   por indiferença do pessoal de atendimento

Um cliente satisfeito influencia positivamente 5 novos clientes

Um cliente insatisfeito influencia negativamente 20 clientes atuais  

Portanto, o bom atendimento e estratégias para encantar o seu cliente são os fatores que fazem a diferença.

Mas como cada funcionário poderá fazer a sua parte?

Dar o melhor de si: Este já é um fator importante para empresa, imagina para o cliente. Ou seja, se você busca fazer sempre o melhor, este impacto positivo ao cliente será apenas uma consequência.

Trate seu cliente pelo nome: Isso gera uma sensação de que o cliente tem valor para sua empresa. Da mesma forma, identifique-se, dizendo seu nome, e que está à disposição do seu cliente.

Conheça o perfil de cada cliente: Cada cliente possui suas características, uns gostam de um bom papo antes de fechar um negócio, outros querem ir direto ao assunto e resolver o que precisam o quanto antes. Conheça seu cliente.

Ouça seu cliente: Não apresse o atendimento. Ouça seu cliente, principalmente quando ele estiver insatisfeito.

Surpreenda seu cliente: Seja nas promessas, nas atitudes e também em ações, em parceria com sua empresa como promoções, cartões de fidelidade, presentes entre outros.

Assuma seus erros: Hoje em dia a informação circula muito rápido, e o cliente com um celular na mão pesquisa o que quiser. Mentir que é culpa do outro...da transportadora...não cola mais. Assuma os erros, peça desculpas, e arrume uma forma de compensar o ponto onde falhou com o cliente.   

Esteja preparado: Estude seu ramo de negócio, faça cursos de qualificação. O preparo nunca é demais.

Com estas estratégias, e mais aquela que só você sabe fazer para agradar seu cliente, com certeza você irá atrair, manter e aumentar sua carteira de clientes. Afinal, são eles que mantem sua empresa funcionando. E aí? O que vai fazer esta semana para agradar seu cliente?

Pensando nisso, os Administradores Marcio Godoi e Mariana Goetten Matias promovem o Workshop Qualidade no Atendimento. Será no próximo sábado 19.10.2019 das 13:30 às 16:00 no Polo da Uniasselvi Curitibanos. Informações fone e whatsapp 49 9 8807 0321 ou 9 9992 7320. As inscrições acontecem no Polo da Uniasselvi, Rua Cel Vidal Ramos em frente a Prefeitura.

 

Marcio Godoi

Carreira e Empreendedorismo

Formado em Administração de Empresas pela UnC - Universidade do Contestado. Possui pós-graduação em Gestão pela mesma instituição. Em sua carreira na área da administração trabalhou por 9 anos no setor público, atuando também por mais de 10 anos no setor de comércio e prestação de serviços onde atua atualmente. É professor de Administração. Na coluna Carreira e Empreendedorismo tem o objetivo de orientar profissionais, discutir e comentar assuntos relacionados ao emprego e carreira profissional.