×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
São João Batista

Legislativo de São João Batista conclui grupo de estudos que teve como tema: Vereador Eficiente

O material continha estudos da estrutura que envolve a atividade parlamentar municipal, sob o aspecto jurídico, político-constitucional e pragmático. Foto: Divulgação.
O grupo de estudos formado na Câmara de Vereadores de São João Batista concluiu na noite de terça-feira, 23, as reuniões. Foram três dias de aprendizado e troca de conhecimento relacionado a área pública. Os encontros ocorreram na sede do Poder Legislativo e trouxe como tema: Vereador Eficiente. Promovido pela Câmara, o vereador Nelson Zunino Neto, que é advogado e com experiência na área pública foi o autor do material entregue aos participantes. Também junto a assessora jurídica da Casa, Joana Loise de Azevedo Vieira fizeram as explanações aos participantes.
 
O presidente do Legislativo Edésio Pedrinho Tomasi destaca a importância de ações desse porte. “Nossos projetos são de realizar mais ações como essa. De trazer e compartilhar conhecimento”, diz.
 
Todo o contexto foi baseado na Constituição Federal, Lei Orgânica e Regimento Interno bastense. O material continha estudos da estrutura que envolve a atividade parlamentar municipal, sob o aspecto jurídico, político-constitucional e pragmático.
 
Entre as vertentes estavam:
 
- O Poder Público Municipal, com conceitos elementares e município. O Poder Legislativo, com atribuições, estrutura, funcionamento da Câmara e vereador.
- O Vereador Fiscal, a função fiscalizadora e instrumento de fiscalização.
- O Vereador Juiz, julgamento das contas anuais do prefeito, cassação do prefeito e processo disciplinar contra os vereadores.
- O Vereador Legislados, processo legislativo, proposições, etapas do processo legislativo, interpretação e precedentes regimentais, processos especiais, regimes diferenciados e técnica legislativa.
- Responsabilidade do Prefeito e do Vereador, responsabilidades criminais, político- administrativa e civil, sanções legais e extinção do mandato.
- Legislação: As Regras do Jogo, estado de direito e normas gerais, principal acervo legal e regimento interno.
 
*Assessoria de Comunicação - Câmara de Vereadores de São João Batista. 

Grazielle Delfino

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades

18/01/2022

Com aumento de casos de Covid-19, prefeitura reorganiza atendimentos

06/01/2022

Últimas Notícias