×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Lâmpadas LED serão proibidas a partir do ano que vem

Iluminação com LED é uma inovação aos veículos, estas lâmpadas são superiores as comuns alógenas, em questão de eficiência, pois são mais fortes, em economia, pois consome até 85% menos energia.

Esta tecnologia já equipa veículos de luxo ou esportivos, top’s de linha. Sendo assim muitos proprietários a fim de inovar ou melhorar a qualidade na iluminação do carro ou simplesmente apelo estético, substituem as lâmpadas comuns por LED.

Porém, a partir de 1 de janeiro de 2021, será proibida essa troca, pois conforme CTB, quaisquer alterações nas características do veículo não são permitidas, desde a iluminação até a altura da suspensão, está sempre polêmica, mas não vamos entrar em questão.

A resolução 667 do CONTRAN em seu artigo 2º: “É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante. ”

Aquele que quiser dispor das lâmpadas de LED em seu veículo, que faça a troca até 31/12 deste ano, depois não será permitida a troca. É recomendado “legalizar” a iluminação, isto é, constar no documento do veículo a alteração. Para isso é necessário autorização previa do DETRAN, passar por vistoria técnica no órgão competente, este irá emitir o CSV (certificado de Segurança Veicular), para então e emissão de um novo documento do veículo (CRLV) constando a mudança.

A iluminação em não conformidade é infração grave prevista no artigo 230 do CTB, prevendo multa de R$ 195,23 mais 5 pontos na CNH.  

 

                                                                                         “Respeite os limites de velocidade”  

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades

18/01/2022

Com aumento de casos de Covid-19, prefeitura reorganiza atendimentos

06/01/2022

Últimas Notícias