og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Segurança

Golpes via WhatsApp continuam fazendo vítimas

A Polícia Civil alerta para os golpes, principalmente via internet por aplicativos de conversa como o WhatsApp. No aplicativo os golpistas fazem um perfil falso com a foto que retiram das redes sociais da vítima, com isso pedem dinheiro para os contatos da mesma. Apesar de ser amplamente divulgado os alertas sobre os golpes, muitas pessoas ainda acabam acreditando nos golpistas e fazem os pagamentos.

Como mais uma maneira de alertar a população sobre esse e outros golpes, a Polícia Civil de Santa Catarina desenvolveu uma cartilha online. No documento são listados os golpes, como os bandidos agem para enganar as vítimas e o que as pessoas devem fazer para não cair na enganação.

Um dos golpes que está nessa cartilha é o do perfil falso no WhatsApp, segundo a publicação da Polícia Civil, os criminosos vinculam uma imagem de perfil da vítima, geralmente retirada do seu próprio perfil de WhatsApp ou redes sociais. Com uma conta falsa, eles se passam pela vítima e solicitam dinheiro para amigos, familiares e conhecidos. Este golpe não se trata de clonagem de WhatsApp. A vítima não deixa de ter acesso ao seu aplicativo, os criminosos utilizam um número diferente, com a foto da vítima, para se passar por ela.

A orientação é para que a pessoa primeiro tente contato com o seu conhecido que estaria pedindo dinheiro, se não conseguir o contato que não faça qualquer tipo de transferência ou pix que estão solicitando.

Em seguida a pessoa deve registrar um boletim de ocorrência e denunciar ao WhatsApp através do e-mail: suporte@whatsapp.com. Também é possível denunciar clicando no número do golpe, clicar no campo "Dados do contato" e clicar em "denunciar". Avisar familiares e conhecidos, no caso de detectar que estão utilizando seu nome para aplicar o golpe.

 

 

 

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal - Edição 49

27/03/2024

Expocentro 2024!

27/03/2024

Últimas Notícias