×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Economizando

Economia bem planejada

Estamos vivenciando um período que estamos muito envolvidos em discussões políticas, discussões ideológicas, para completar vemos também noticiários tendenciosos e com manchetes distorcidas. Comentários políticos sem embasamento e muitas vezes pessoas que nem sequer tem o conceito de ideologia, de política ou economia e discute isso abertamente.

Palavras ousadas e até mal educadas saem nos textos abertos na internet, como se fosse num bar bebendo com amigos e discutindo política. Estamos vomitando o que ingerimos com toda a propriedade de quem não digeriu e não fez uma boa digestão.

A Economia é o conceito que precisamos rever. É uma ciência, portanto muito bem estudada e comprovada. Uma ciência social que envolve a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços. Estuda as formas de comportamento humano em decidir o que é escasso. A economia precisa estudar, e estudar seriamente sobre o que produzir, quando produzir, quanto produzir e para quem produzir. E como ciência social envolve decisões religiosas, industriais, sobre educação, política, saúde, instituições sociais, guerras, entre outros envolvimentos.

Acho prudente um aperfeiçoamento a todos nós sobre os temas acima citados, com isso teremos melhores condições de decidir sobre esses temas abrangentes e desafiadores.

Portanto muito simplista de dizermos que economia é economizar, sua abrangência é global.

Mas o que é complicado começa em casa (Economia – Oikos (casa) nomos (costumes ou lei), o que resume a economia como “regras da casa”. A ali que a economia acontece, em forma de relacionamentos sociais (vizinhos e moradores próximos), comunicação (diálogos), trabalho (produção), entre outros conceitos do lar.

Escassez nos leva a termos a certeza que é finita (tem fim) ou seja como gastar mais do que recebemos? Como se envolver em mais coisas que podemos? Como estar em vários locais ao mesmo tempo? Como almejar o que não podemos de forma imediata?

Mas claro que isso não pode nos levar a desistir de lutar, de sonhar, de almejar. A auto- estima tem tudo a ver com economia, o acreditar no amanhã tem tudo a ver com sucesso. Mas lutar sempre, planejar, fazer bem feito coma em muito com isso.

ECONOMIZANDO. Vamos começar em casa a mudar a economia de nosso país?? Se tomarmos as decisões corretas ou mais prudentes possível já estamos contribuindo com a mudança da economia. Atitudes prudentes, planejadas de cada indivíduo, muda uma nação. Entendo que o país está precisando se reinventar e dar a volta definitivamente.

 

 

 

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades

18/01/2022

Com aumento de casos de Covid-19, prefeitura reorganiza atendimentos

06/01/2022

Últimas Notícias