×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Documento “verde” será apenas lembrança! Agora é digital

Desde o mês passado, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deixou de ser impresso em papel  moeda, o velho e conhecido documento “verde” não será mais produzido.

Buscando aprimorar o processo, dispondo da tecnologia cada vez mais presente, agora o referido documento será impresso em papel normal, folha A4 poderá ser impresso em casa.

Agora com o CRLV digital, que foi implantado desde 1º de julho, o documento digital poderá ser acessado de qualquer lugar e apresentado as autoridades de trânsito, estará disponível junto á CNH digital, no aplicativo Carteira Digital de trânsito (CDT), tendo a mesma validade do documento antigo, porém continua obrigatória a expedição do CRLV físico, obedecendo a resolução 744/2018 do Contran que alterou o artigo 3º da resolução 720/2017.

Para ter acesso aos documentos digitais, o proprietário fará o download do aplicativo CDT, sem custo algum que reunirá os dois documentos de porte obrigatório, pelas plataformas APP Store e Google play, preenchendo os dados do usuário, como Renavan e o código de segurança, ambos contidos no documento antigo. O documento será acessado por um QR Code, gerado pelo Denatran, a partir dele a autoridade de trânsito poderá verificá-lo de qualquer lugar, mesmo sem acesso a internet. O CRLV-e, (eletrônico) como também é chamado, poderá ser compartilhado para até cinco pessoas, a exemplo de uma empresa, em que o mesmo veículo é usado por mais de um indivíduo.

A maior vantagem é a autonomia que o proprietário, cidadão terá para licenciar seu veículo, pois as taxas, como IPVA, seguro obrigatório e o próprio licenciamento, há tempo já se pode imprimir e pagá-las, sem ter que comparecer ao despachante para isso, como era antigamente.

Como sempre foi, o CRLV-e só será expedido se todos os débitos do veículo estiverem quitados.

 

                                                                                                              “Se dirigir não beba”

 

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades

18/01/2022

Com aumento de casos de Covid-19, prefeitura reorganiza atendimentos

06/01/2022

Últimas Notícias