×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Deputado Berlanda apresenta indicações atendendo solicitações do comércio

Todas as indicações foram dirigidas à governadora interina do Estado, Daniela Reinehr. Foto: Rodolfo Espíndola/Agência AL.

Depois de ouvir reivindicações de empresários do setor de turismo, com representantes do comércio, proprietários de bares e restaurantes da Grande Florianópolis, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nilso Berlanda (PL), apresentou três indicações aprovadas nesta terça-feira (30/03). Todas as indicações foram dirigidas à governadora interina do Estado, Daniela Reinehr.

A Indicação N° 0595.4/2021 sugere a disponibilização de medidas, por meio de incentivos fiscais e linhas de crédito facilitadas, especialmente junto ao Badesc, para o fomento das empresas ligadas ao setor de turismo no Estado, em virtude da pandemia de Covid-19.

Já a Indicação N° 0614.1/2021, recomenda o aumento de 25% para 50% da ocupação em bares e restaurantes, bem como a liberação da venda de bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos, observando-se as medidas preventivas necessárias contra o Coronavírus exigidas pela Vigilância Sanitária.

E, a Indicação N° 0615.2/2021, solicita que sejam disponibilizadas linhas de crédito facilitadas às empresas do comércio de bens, serviços, bares e restaurantes, assim como isenção ou parcelamento, sem juros e com carência, para o pagamento de ICMS, Simples Nacional e IPVA de veículos dessas empresas, bem como as contas de água e luz dos referidos setores.

“Essas são medidas importantes para aliviar o comércio, especialmente, os bares e restaurantes. Estamos ainda buscando outras alternativas para que o setor não tenha ainda mais prejuízos do que já teve e não precise continuar fechando portas, engrossando a fila dos desempregados. Como deputado sempre defendi a geração de emprego e renda, e na pandemia do Coronavírus não tem sido diferente. Saúde e economia precisam caminhar juntas para que não tenhamos um colapso ainda maior, perdendo pessoas para a fome”, defende o deputado Berlanda.

Outra medida tomada pelo deputado foi o encaminhamento de uma Carta Aberta aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assinada por mais e 50 representantes de diversas áreas do comércio, solicitando a abertura de diálogo quanto à situação de trabalho desses setores produtivos.

Segundo dados do Sebrae, no Brasil são quase 18 milhões de pequenos negócios, sendo 7 milhões de MPEs (Micro e Pequenas Empresas) e 10,9 milhões de MEIs (Microempreendedores Individuais), que juntas representam 99% de todas as empresas do país e são responsáveis por cerca de 30% do PIB. As MPEs e MEIs juntas geram mais da metade dos empregos formais (cerca de 55% do estoque de empregos formais) e participam de 44% da massa salarial. 

*Assessoria de Comunicação - Deputado Nilso Berlanda. 

Grazielle Delfino

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades

18/01/2022

Com aumento de casos de Covid-19, prefeitura reorganiza atendimentos

06/01/2022

Últimas Notícias