×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Segurança

Corpo de Bombeiros retornam da Operação Pantanal

Hoje pela manhã (19) o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou o retorno para o estado, com previsão de chegada amanhã à noite. Após 14 dias de combate aos incêndios florestais (com o tempo de viagem alguns já estão longe a 18 dias) nossos bombeiros militares estão a caminho de casa.

Foram dias e noites de estratégias, técnicas, monitoramentos e combates. A atuação das equipes de SC foi realizada em diversas regiões do Pantanal, preservando a vida, a natureza e as edificações, que estavam em risco.

Nesse momento não será enviada nenhuma outra equipe do CBMSC, devido o número de incêndios florestais terem reduzido, assim o atendimento será mantido com o efetivo local do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). Ainda a despedida dos bombeiros militares ocorreu com chuva para trazer mais tranquilidade e sentimento de dever cumprido.

O combate aos incêndios florestais é uma atividade de alto risco, exigindo cursos específicos, pois existem muitas variáveis. A topografia, a temperatura, umidade relativa do ar, a precipitação e os ventos podem mudar rapidamente todo o cenário da ocorrência. A simples mudança de direção do vento e velocidade pode alterar todo o planejamento, bem como deixar os combatentes encurralados. No ano de 2013, no Arizona-EUA, 19 bombeiros perderam a vida no combate aos incêndios florestais, sendo retratada a história no filme “Homens de coragem”.

*Assessoria de Comunicação - Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. 

Grazielle Delfino

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades

18/01/2022

Com aumento de casos de Covid-19, prefeitura reorganiza atendimentos

06/01/2022

Últimas Notícias