segunda, 23 de novembro de 2020

Notícia

Foto: Samuel Ferreira / Portal Via Pública.

Autoridades alertam sobre aumento de casos da Covid-19 em Curitibanos

Após um período de baixa nos números de casos da covid-19, nos últimos dias Curitibanos registrou um aumento expressivo nos casos e acendeu novamente o alerta sobre o vírus. Na tarde desta quinta-feira (19) a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma coletiva de imprensa com a participação de representantes do Hospital Hélio Anjos Ortiz, das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. Na fala das autoridades, novamente o pedido para conscientização da população quanto ao respeito as normas de prevenção.

Conforme o boletim divulgado nesta quinta-feira, Curitibanos está com 63 casos ativos. Na quinta-feira (12) eram 21 casos ativos. O que chama atenção também é o número de pacientes que estão com suspeita e aguardam resultados de exames, na última quinta-feira eram 16 casos e hoje são 46.

A orientação é para que a população ao sentirem qualquer sintoma, devem procurar o centro de referência que fica no Núcleo Municipal Rotay, no bairro Bosque.

–  A gente alterou o horário de atendimento devido à grande demanda. A gente estava atendendo em média 20 pessoas e hoje são 75 pessoas por dia. Agora o centro de referência trabalha das 08 às 12hs e das 14 às 20hs, para atender a toda população. Estamos contratando mais médicos também para atender mais rapidamente, mas falamos para a população que é uma consulta um pouco mais demorado, mas a pessoa já sai de lá com exames marcados e com medicamento – Explica a secretária municipal de Saúde, Yara Vilani Padilha.

Sobre os exames, a secretária explicou que além dos testes rápidos, hoje o município oferece também os exames PCR que são realizados em laboratórios no município. O resultado é enviado em até três dias.

Shows não estão autorizados

A delgada Roxane Fávero Pereira Vemturi, explicou que como Curitibanos está em risco potencial grave, nesse momento, não está permitido a realização de eventos como bailes e shows. O funcionamento de estabelecimentos como botecos é permitido até as 22 horas, restaurantes, lanchonetes, bares até 01 da manhã.Música ao vivo nos estabelecimentos está liberado somente para acústico, ou seja, sem banda.

Fiscalizações seguem sendo realizadas

A Polícia Militar informou que já foram realizadas 5833 fiscalizações em estabelecimentos, 95 notificações, sete termos circunstanciado e 63 notificações por não estarem usando máscara. Por dia são realizadas 10 fiscalizações em estabelecimentos só na cidade de Curitibanos.

Conforme a PM, hoje seis policiais estão afastados por conta da Covid-19, já a Polícia Civil está com cinco agentes afastados.