×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Ar condicionado pode contribuir para economia de combustível

Se espantou com o título? É intrigante tal afirmação principalmente na atual situação que estamos passando, com o preço da gasolina nas alturas e reajustes frequentes. Sendo assim, toda ação ou medida que possa resultar em menor consumo faz a diferença.

Semana passada já escrevi sobre o assunto, repassando dicas, já abordadas em épocas anteriores, porém agora mais eficazes como nunca.

Sobre o ar condicionado, sabemos que o sistema atua a partir de um compressor, que é acionado por uma correia que transmite a força do motor para que este seja acionado. Isso exige mais força do motor, o que logicamente consumirá mais combustível. Além disso, também rouba potência do motor, isso é sentido principalmente nos motores menores.

Na cidade o consumo é maior, pois o anda e para, semáforos, lombadas, cruzamentos, isso é fato, qualquer motor consome mais nestas circunstâncias, mesmo sem ar condicionado, com ele, mais ainda. Sempre não esquecendo que ao usar o ar, os vidros devem estar fechados. 

Se puder dar umas férias para o ar nesse momento de preços altos, terá significativa economia, já que o equipamento ligado consome em média 10% a mais, dependendo do motor.  Com a pandemia do Covid-19 é recomendado que circular quando possível com os vidros abertos, para que ocorra a renovação de ar de forma mais rápida e intensa, contribuindo para prevenir transmissão do vírus. Vidro aberto, economia e prevenção.

Já em viagem a coisa muda um pouco. Em tese, se na cidade consome menos com vidros abertos e ar desligado, em viagem seria em maior proporção. O que acontece é que em viagem a velocidade é maior e constante. Com os vidros abertos é gerada uma turbulência de ar que, ao entrar pelas janelas, produzirá uma resistência maior, tornando o deslocamento do veículo mais pesado, exigindo maior força e potência do motor. Com os vidros fechados, esta resistência não existe, mesmo com o ar ligado exige potência menor do motor do que se estivesse com janelas ao vento.

Ar desligado na cidade e ligado em viagem (se necessário), economiza duas vezes.

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal - Edição 14

10/08/2022

Giro Policial - Edição 08/08

09/08/2022

Últimas Notícias