quinta, 21 de novembro de 2019

Notícia

28 de Outubro - Dia do Servidor Público

Hoje comemoramos o dia do Servidor Público.  Saiba um pouco mais sobre esta carreira.

             Primeiramente, a admissão destes profissionais em carreira é feita por concurso público, conforme as atribuições do cargo. Portanto, qualquer profissão poderá ingressar no serviço público, desde que seja esta a que o órgão esta precisando. É permitida a contratação em caráter temporário por meio de processo seletivo.

             Você poderá optar por prestar concurso para órgãos municipais, estaduais ou federais. Nos últimos dois nem sempre há garantia de residência fixa em uma cidade, devido a abrangência do cargo.

              Pontos positivos e negativos do serviço público nos seguintes aspectos:

             *Estabilidade: Positivo: A lei ainda garante a estabilidade do serviço público, embora surjam discussões com a reforma da previdência para a extinção desta garantia. Você só adquire esta estabilidade após um período de “estágio probatório”, geralmente de 03 (três) anos, onde o funcionário é avaliado e ao final conquista ou não a estabilidade. Negativo:Uma certa estagnação do profissional em não buscar crescimento ou melhoria profissional, pois sente-se com seu emprego “garantido”.  Gera entre alguns profissionais a falta de empenho, por ser estável, afetando de certa forma o trabalho de quem se dedica.

             *Carga horária: Positivo: Alguns cargos e profissões públicas tem uma carga horária menor que as empresas privadas, como folga aos sábados, por exemplo.  Negativo: Muitas vezes o funcionário é limitado a fazer hora extra ou trabalhos extras, pois devido ao orçamento do órgão esta prática pode não ser utilizada. Quando existe necessidade o horário é compensado com folga.

             *Salário: Positivo: Muitas vezes os salários são atrativos no início da carreira, principalmente para cargos de maior graduação. Negativo: Como são atribuídos por lei, podem não acompanhar os aumentos da iniciativa privada. Também não existem comissões, exceto em trabalhos por produção como fiscalização de alvarás, multas, entre outros.

             *Promoção: Positivo: Se existir um bom plano de carreira no órgão escolhido, traz vantagens.  Negativo: Caso o plano de carreira seja muito simples, somente fazendo concurso interno ou outro concurso para promoção. Existem outras chances como cargos de confiança e comissionados, mas nem sempre são garantidos por merecimento, às vezes dependem de força política.

             Finalizando é uma carreira importante, pois contribui para o desenvolvimento da nação e trabalha com prestação de serviços à população. Como o governo não “vende” um produto ou serviço, ou seja, ele devolve o pagamento  de impostos da população na forma de serviços, é uma profissão que trabalha muito com o preparo e atendimento. Portanto é uma profissão de vocação. Nem todas as pessoas identificam-se com esta profissão.

             Se você tem interesse, estude bem a carreira que pretende seguir, converse com pessoas que já atuam e tome sua decisão. É importante trabalhar em uma organização onde você contribui com uma cidade, estado ou com o país!

             Parabéns a todos os servidores públicos!

 

Marcio Godoi

Carreira e Empreendedorismo

Formado em Administração de Empresas pela UnC - Universidade do Contestado. Possui pós-graduação em Gestão pela mesma instituição. Em sua carreira na área da administração trabalhou por 9 anos no setor público, atuando também por mais de 10 anos no setor de comércio e prestação de serviços onde atua atualmente. É professor de Administração. Na coluna Carreira e Empreendedorismo tem o objetivo de orientar profissionais, discutir e comentar assuntos relacionados ao emprego e carreira profissional.