×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Esporte Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Carreira e Empreendedorismo

19 de outubro – Dia do Profissional de Ti

Em plena Era da Informação, quem não se moderniza fica para trás. Por isso, as profissões ligadas às novas tecnologias só crescem e se tornam cada vez mais reconhecidas e valorizadas, como é o caso dos profissionais de TI. Vamos conhecer um pouco mais desta área.

COMO SURGIU A PROFISSÃO DE TI?

Por volta da década de 1960, a Tecnologia da Informação, também chamada de TI, começou a se estruturar, devido à necessidade de processamento de dados em empresas. À época, a maioria dessas organizações investia no processamento em mainframes ou grandes computadores e em sistemas de controles operacionais.

Desde então, o perfil dos profissionais de TI e da atuação deles já se transformou bastante. Com a informática, a internet e os novos recursos tecnológicos, a TI se tornou mais complexa e surgiram até mesmo cursos técnicos nessa área.

Pensar em TI atualmente é pensar na gestão de dados, no armazenamento e segurança dessas informações e, a partir disso, na geração de insights e conhecimento. Ou seja, o profissional de TI tem um papel essencial na transformação dos negócios e das organizações.

QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS DE TI?

É verdade que, como já dissemos, existe um curso técnico de Gestão da Tecnologia da Informação. Ele é focado mais em uma visão de administração e gestão utilizando a tecnologia como ferramenta do que em linguagens de programação.

Porém, pessoas de outras áreas podem também trabalhar como profissionais de TI. Alguns exemplos são os engenheiros de softwares, cientistas da computação, analistas de redes e analistas de sistemas. E as atuações como profissionais de TI são também as mais diversas: suporte técnico, desenvolvimento, segurança da informação etc.

Todos esses profissionais de TI têm um perfil mais de exatas e, é claro, têm que gostar de trabalhar com tecnologia. Quem se forma no curso de Tecnologia de Informação, por exemplo, estuda disciplinas como Banco de Dados, Comércio Eletrônico, Engenharia de Software, Gestão de Sistemas de Informação, Governança de TI, Modelagem de Dados, Planejamento Estratégico de TI, Qualidade de Software, Redes de Computadores e Sistemas Operacionais.

19 DE OUTUBRO: DIA DO PROFISSIONAL DE TI

O Dia do Profissional de TI – originalmente chamado de Dia do Profissional de Informática – é comemorado, no Brasil, no dia 19 de Outubro. Entretanto, esses profissionais podem também ser celebrados no dia 15 de agosto, que é o Dia da Informática.

O Dia do Profissional de TI é uma data comemorativa, mas não feriado. Esse dia é importante para que possamos lembrar da importância desses profissionais e da relevância do trabalho deles no mundo de hoje.

 DESAFIOS DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DE TI

Os profissionais de TI são a prova de que aquele ditado “nem todo herói usa capa” é verdade. A ideia que muitos têm é que eles são os(as) “meninos(as) do suporte técnico” e que a função deles(as) é, basicamente, responder porque a internet não está funcionando ou resolver problemas de computadores ou celulares que estão inoperantes.

Porém, eles são muito mais do que isso e nós vamos aproveitar o Dia do Profissional de TI para falar sobre algumas das principais funções e desafios que eles encontram no seu dia a dia profissional.

  1. Se provar como área estratégica
  2. Se manter sempre atualizado
  3. Implementar e gerenciar sistemas informatizados
  4. Garantir segurança e proteção

Fonte: blog.certisign.com.br

Parabéns a todos os profissionais da área! Uma ótima semana para todos nós!

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo municipal - Edição 08

29/06/2022

Informativo municipal - Edição 07

22/06/2022

Últimas Notícias